Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pausa para leitura



Gosta de ler?

Eu gOsto!

Porém, confesso que nunca estabeleci metas de leitura. Nunca fiz promessa para ler 12 livros por ano – um por mês ou mais, para deixar de comer chocolate, refrigerante, fazer academia, etc. Nada disso! Tudo que faço é pelo entusiasmo e me empolguei tanto neste início de ano que decidi fazer uma leitura clássica: Madame Pommery, do autor Hilário Tácito, publicado em 1920.

Com dicionário nas mãos, paciência - muita paciência!, já que o linguajar não é simples, o texto repleto de referências, consegui finalizar a leitura.

Achei interessante e decidi compartilhar com vocês.

Hilário Tácito não é o nome verdadeiro do autor, é um pseudônimo. Na verdade, o autor se chama José Maria Toledo de Malta, um engenheiro, que publicou em toda sua existência, 66 anos, apenas a obra literária Madame Pommery.

A obra, que faz parte do pré-modernismo brasileiro (compreende os conteúdos publicados entre 1902 e 1922), tem como personagem principal a prostituta Madame Pommery que chega a São Paulo, ganha a vida como dona de bordel, casa-se com um homem rico e fica milionária no fim da vida....Mas, claro, tudo isso com muito charme...


Hilário é muito bom, em meio da obra faz comentários - em terceira pessoa - sobre a sociedade, economia cafeeira, burguesia, boemia, etc., com muitas referências,...óbvio - Pré Modernismo. Ele interfere muito no texto, e sabe disso...lembro-me de um trecho em que ele ao iniciar um comentário dizia (não nesse linguajar, claro, mas com este teor): e lá vem esse homem fazer conferência de novo. Mas sempre salientando que era esse o diferencial de sua obra. Se quiserem ler, muito bem, se não, perderão o melhor do livro.

Ahh!! Confesso que gostei da obra.

“Não suporto, nem por idéia, que se possa algum dia taxar de romance, novela ou conto, uma história verdadeira que, por amor da verdade, tanto trabalho me custou: vigílias sobre desconformes documentos, peregrinações e inquéritos aborrecidos. Pois bem sei que simelhantes afrontas são o prêmio de quantos se aventuram por mares nunca dantes navegados." – Hilário Tácito.


Se quiserem saber mais sobre Madame Pomerry e o fantástico Hilário Tácito, acesse o site do UOL: http://fredb.sites.uol.com.br/pommery.html
Boa Leitura!!!

Um comentário:

  1. Vou procurar saber sim Lud...
    Mas pelo visto o dicionário vai ser indispensável.

    http://falando-peloscotovelos.blogspot.com/

    ResponderExcluir