Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O contexto é importante, você não acha?



Encontrei com ela no ponto de ônibus, onde, de maneira envergonhada, me contou que não havia terminado de tirar a habilitação. O processo completou um ano. Segundo ela, tempo, dinheiro e paciência foram jogados fora.

Conheci esta senhora no curso do CFC, ela já havia reprovado na prova teórica uma vez. Recordo de sua postura em sala de aula, era a mais velha, e os meninos do fundo (um bando de moleques) tiravam sarro de sua vagarosidade. Sim, existia lentidão para a leitura e entendimento, mas eles não percebiam o contexto. A senhora era praticamente analfabeta, estava cursando a segunda série via sistema supletivo aos 50 anos.

Na segunda prova do CFC ela foi aprovada, eu também, mas de primeira, ainda bem.
Era o fim da teoria e o início da prática. Fui aprovada na prova de carro e reprovei uma vez na avaliação de moto. Ela só tentou tirar habilitação de carro, mas na prova disse ter derrubado um cone ao sair da baliza. Ou seja, não passou.

O tempo voou e um novo período será iniciado em nossas vidas, eu estou habilitada e ela continua em busca da carteira de motorista. Vai começar tudo de novo.

Percebo que quando as coisas não são feitas na idade supostamente correta (de acordo com os padrões da sociedade), tudo fica bem mais difícil. Cada ação tem sua conseqüência.

Perguntei para ela porque não estudou quando pequena. Ela me disse que o pai havia lhe tirado da escola para trabalhar.

Eu pensei “não sou melhor que ela, as oportunidades é que foram diferentes”.
Por isso, a importância de analisar o contexto. Em tudo...

Um comentário:

  1. Concordo Lud
    É sempre preciso analisar as histórias antes de formar uma opinião. E principalmente, lembrar que cada um tem uma opinião diferente... Tudo bem, nem todo mundo vai!

    Ainda bem que eu sou bruxO, ando de vassoura, né?!
    Aé você também! kkkkkkk
    Tô brincando Lud, você não é bruxa não... Uma feiticeira até pode ser! haha

    ResponderExcluir